MINHA VIDA SEMPRE FOI E SERÁ UM LIVRO ABERTO

quinta-feira, 28 de maio de 2009

MINHA IRMÃ D A M I A N A

MINHA QUERIDA IRMÃ

vida é cheias de mistérios, de altos e baixos, de bondade e dificuldade, alegria e tristeza, de felicidade e infelicidade, de desencontros e encontros. Falando em encontro, no dia 15 de fevereiro de 2009, um dia de domingo, às 15:00 tive um dos melhores encontros de minha vida, depois de 41 anos encontrei com minha irmã MARIA DAMIANA DAS CHAGAS, nascida a 7 de setembro de 1968. Quando ela nasceu eu tinha sete anos, convivemos juntos apenas dois anos, porém, na condição de criança, na época sem a existência da comunicação, posso afirmar que era igual a um animal, sem nenhum conhecimento, daí a razão para não lembrar do perfil dela. Passamos juntos apenas dois anos, por força do destino no dia 11 de janeiro de 1971, eu com 9 anos e seis meses de idade e ela com dois anos e três meses, perdemos nossa mãe, daí em diante, nos dois e mais seis irmãos, o mais velho MANUEL FILHO, com 12 anos tivemos que separamos, eu fiquei com minha Vovó - DONA FRANCISCA, residente na Av. Rio Branco, próximo a linha do trem, com três meses foi morar com meu tio Vicente, depois retornei a residir com meu pai, no sítio Picada II e no dia 17 de maio de 1974 passei a morar com o casal de velho GENÉSIO ALVES e MARIA ALVES, no sítio Passagem do Rio, com eles permanecei até 1978 quando passei a trabalhar com contra própria, na agricultura. Em 1979 ganhei meu primeiro emprego de carteira assinada, na firma EIT e em 1980 ingressei na gloriosa e amada Polícia Militar; enquanto, ela, pouco sei de sua vida, apenas sei dizer que Damiana foi residir com o tio PEDRO PAQUETE, funcionário da estrada de ferro de Mossoró. Com o passar do tempo e pelas dificuldades eu e ela ficamos distante um do outro, porém, apesar de não conhecê-la a amava muito e sempre sonhava de um dia poder abraçá-la. Ficava imaginando como seriam seus traços físicos. Já havia falado com ela através de telefone e notei que minha irmã também tinha a mesma vontade de conhecer o irmão. Antes já havia combinado esse encontro, mas como Deus escreve certo em linhas tortas, tivemos que esperar a vontade Dele e sem combinar nada, e sim, de repente aconteceu nosso encontro. Confesso que o dia 15 de fevereiro de 2009 vai ficar marcado como um dos mais importantes de minha vida, perdendo somente para os dias 17 de agosto de 1983, 1º de outubro de 1986, 24 de agosto de 1988 e 29 de novembro de 1990, data de nascimento de meus cinco filhos: PATRÍCIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JACKSHON, JULLYETTH e JOTA JÚNIOR respectivamente. Fiquei feliz, primeiro por ter conhecido minha irmã, seu filho - JOSÉ ALCIVAN DE OLIVEIRA, nascido a 14 de abril de 1988; suas filhas MARIA EDUANCIDE DAS CHAGAS, nascida a 25 de novembro de 1985; EDILENE DAS CHAGAS OLIVEIRA, nascida a 01 de julho de 1990; e MARIA CLARA DAS CHAGAS. Seus netos: MARIA FERNANDA DAS CHAGAS, nascida a 7 de janeiro de 2004, MARIA LUIZA DE OLIVEIRA, nascida a 2 de setembro de 2006; EULÁLIA GABRIELLA DA SILVA, nascida 9 de setembro 2007; e MARIA LUIZA DE OLIVEIRA, nascida a 2 de setembro de 2006 e LUIZ FELLIPE OLIVEIRA SILVA, nascido a 15 de dezembro de 2007. Segundo, porque pude notar que ela está bem de vida, com quatro filhos e quatro netos... Falando nisso, não tenho inveja de nada, porém, Deus me perdoe, mas Damiana confesso que fiquei com inveja de te, você sendo mais nova do que eu quase uma década já é avó de quatro netos, enquanto esse cinqüentão infelizmente ainda não sou avó. Meus filhos: Joataemeshon, Jota Júnior e Jullyetth vocês não acham que já tenho idade suficiente para ter um neto. Pense nisso. Brincadeira. Quando chegar a hora Deus mandará.
Minha querida irmã este foi o primeiro de muitos encontros. Meu maior sonho é um dia poder reunir toda nossa família e poder, apesar de na época sermos muitos inocentes, revivermos aquele triste dia de 11 de janeiro de 1971, quando o destino fez nos separamos e nunca mais tivemos a felicidade de convivermos juntos. Vontade de Deus se foi tudo bem, porém, caso contrário, mas felizmente Ele colocou sua poderosa mão sobre todos nós às 24 horas por dias, os sete dias da semana. Os 30 dias do mês e os 365 dias e seis horas de cada ano, a prova disso está em nosso comportamento de humildade e honestidade. Sem nossa base de vida, estou me referindo a nossa mãezinha , passamos enormes dificuldades. Não sei você, mas eu passei muita fome e humilhação, e hoje somos todos pobre de dinheiro, mas rico de dignidade, nunca se envolvemos em nada de ilícito.
Olha minha irmã Damiana, apesar de ser muito criança, nossa saudosa mãe sabia que naquele dia iria morrer, tendo em vista que ela reuniu todos seus filhos e pediu a Deus que tomasse de conta de seus oito filhos e que nós nunca procurasse o caminho errado e com duas horas depois recebemos a notícia de sua morte. Olha meus irmãos e irmãos se até a presente data, diga-se de passagem, estamos cumprindo com o pedido de nossa mãe, daí a razão para que nós continuemos até nossos últimos dias sendo honesto, humilde e bondoso. Riqueza não leva ninguém à eternidade. Se somos pobres assim, com certeza essa condição nos levará um dia poder esta ao lado nossa mãe no PARAISO
Somente nós sabemos o quanto sofremos a falta de nossa querida mãe que, você, com apenas dois anos de idade, com certeza não lembra, mas eu com nove anos de idade lembro muito bem, na época, ocorreu uma das maiores secas no sertão nordestino e a comida era por demais escassa, e ela deixava de se alimentar para dividir o pouco de comida existente em nossa mesa, que nada menos, era o próprio chão de nosso pobre casebre para dar aos seus filhos, daí com um mês que havia dado a luz a nossa irmã ANA, sem comer e amamentando a filha, não deu outra, fraca foi a óbito. Uma mãe assim, com certeza é uma
SANTA e com total apoio de Deus, nosso Pai Todo Poderoso, ela lá de cima nos livras de muitas coisas ruins, daí o motivo de nós sermos pessoas conformados com o pouco que temos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
SOU TRICOLOR DE CORAÇÃO

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
O RN PASSA POR AQUI! - COM 122 BLOGS E MAIS DE 10 MIL LINKS, MOSSORÓ-RN

CAPA DE TRABALHO DATILOGRAFADO

CAPA DE TRABALHO DATILOGRAFADO
LEMBRANÇA DOS SEUS 35 ANOS E OS 15 ANOS DE NOSSO MATRIMÔNIO

IDENTIDADE PM RN

IDENTIDADE PM RN

LUCIANA DAS CHAGAS

LUCIANA DAS CHAGAS
MOSSORÓ-RN

BLOG DE LUCIANA

  • Um dia de solidão - Todos os dias estamos cheios de afazeres, todos os dias precisamos dar atenção a tantas coisas e pessoas: Casa, trabalho, escola, faculdade, filhos, pai...
    Há 2 anos

LINK

Minha lista de blogs

TRAILER

TRAILER